sexta-feira, 4 de setembro de 2009

7 pecados capitais

Preguiça – O mais comum e recorrente pecado durante o atendimento. O profissional se esquece que recebe para realizar o trabalho e o cliente é submetido a ficar sem ter sua mesa limpa, quase implorar por mais um refrigerante ou até mesmo ter que aguardar o profissional que está assistindo algum programa na TV. Um atendimento sem preguiça e antecipando as necessidades do cliente trará um experiência inesquecível
Gula – Quem nunca se deparou com um garçom mastigando ou saindo da cozinha limpando a boca, com a manga da camisa?!!!! Quando o profissional é simpático acontece de dar aquele sorriso decorado com casca de amendoim ou fagulhas de pães. Portanto, a gula é um dos pecados que compromete a postura e apresentação pessoal do profissional causando uma má impressão no atendimento e transparecendo total falta de profissionalismo, isso é muito rotineiro nos ambientes de restauração devido a proximidade dos colaboradores com a comida, mas nada justifica essa postura. Comer tem hora e local, não deve ocorrer dentro da cozinha sobre as áreas de produção. Postura não ocorre apenas na frente do cliente.
Soberba – Você sai para jantar todo animado e quando chega ao restaurante, um profissional arrogante lhe diz um boa noite com o nariz em pé, você escolhe uma mesa e vai sentando, ele espera você quase se sentar e diz;
- Está reservada!!!!
A soberba é um dos piores pecados no atendimento a arrogância no serviço faz com que qualquer cliente se sinta mal no ambiente. Muitas vezes ele ainda permanece durante aquela refeição, mas com certeza não voltará. Portanto a humildade e a predisposição ao cliente se fazem mais do que necessário em qualquer atendimento.
Ira – Quem nunca viu um profissional despejando toda a sua fúria atire a primeira pedra, do tipo: - Mas também com esse salário de fome que esse local paga ou discutindo rispidamente com um colega ou patrão- O garçom tem que ter o equilíbrio emocional e tem que deixar seus problemas para serem lidados no momento e local certo. Caso possua insatisfação tem que ser resolvida para jamais levar a frente do cliente e o gestor tem que filtrar e sanar esses descontentamentos para que não afete a razão de todos existirem, O CLIENTE. A situação quando o cliente pede o gelo e limão ou um queijo ralado o profissional sai bufando, afinal de contas de quem é a culpa se ele tivesse antecipado as necessidades do cliente!!!!! Costumamos dizer que um bom profissional anda cerca de 3 km a menos no final de um dia de trabalho.
Avareza – Me recordo de uma situação em que o profissional recebeu a seguinte recomendação do cliente;
- Garçom tira a mão do meu bolso!!!!!
O profissional tem que se policiar com excessos de mimos e tem que se lembrar que é pago para fazer o atendimento e a caixinha é conseqüência de um bom trabalho não uma obrigação do cliente. Quantos profissionais fazem seus trabalhos, e bem, todos dos dias com muita alegria e prazer e não ganha um centavo de gratificação para isso. Ou já viu alguém dar um trocado para aquele jardineiro que trabalho sorridente, ou aquele gari que trabalha cantando. Pensem nisso!!!!!!! Atender bem é uma dádiva e tem que ser feita pelo prazer de bem servir, como digo, é até bíblico: melhor é aquele que serve.
Inveja – Quem nunca teve a inveja em um restaurantes movimentados de ter aquela mesa bem perto da área de serviço e em festas sociais então... Sábio são o judeus que inclusive possuem um provérbio para esse mal "Num restaurante, escolha uma mesa perto de um garçom" . Os gestores e profissionais tem que atentarem para todos da mesma maneira os clientes tem que serem atendidos de maneira uniforme. Uma boa divisão de praça ajuda muito nesse quesito ou um belo plano de ataque em eventos.
Luxúria – Recentemente uma aluna minha da PUC me contou a seguinte história. “ Durante a ceia de réveillon uma senhora muito elegante e bonita estava quase derretendo de tanto o garçom a olhar. O esposo chamou o profissional e quando o mesmo estava bem próximo, levou um soco no olho e imaginem como foi a entrada de ano de todos as 500 pessoas presentes no ambiente. O profissional tem que ter total discrição e jamais pode esquecer que está sendo visto por todos. Portanto deve se conter para os prazeres da carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário