domingo, 4 de outubro de 2009

Ecogastronomia



Sim já existe um conceito de ecogastronomia e vai muito além de reciclagem. Esse conceito é difundido pelo movimento slow food e tem como e tem como essência a defesa do meio ambiente por meio da sustentabilidade e claro do prazer a mesa.

A ecogastronomia prega o consumo de alimentos regionais evitando grande movimentações da cadeia de distribuição alimentícia. Como exemplo podemos imaginar o quanto polui um alimento vindo do Oriente para nós com transportes de carros, aviões e navios!!!!!!

Além da cadeia logística esse conceito prega a valorização e preservação do produtor local garantindo a preservação da biodiversidade de espécies vegetais e animais. E com isso teremos alimentos mais frescos e naturais conseqüentemente mais saborosos.

Outro ponto de destaque é a utilização de inseticidas e métodos de controles naturais, como pó de pimenta para gafanhotos e criação de anfíbios para controle de vetores.

Não sou um radicalista, mas esse movimento me faz refletir onde foi parar os sabores de nossas de frutas e verduras?! São belas e vistosas nas gôndolas de supermercados, mas completamente sem sabor e muitas vezes verdes (jamais amadurecerão).

Depois de muito tempo fui ao mercado municipal, e fiz minha feira. Surpreendi com os aromas e sabores que obtive em minhas refeições e consumos in natura. Pergunto, ecogastronomia nada mais é que, aquele feirante comum e simples que nos vendia o que produzia em suas propriedades sempre muito fresquinho e saboroso, respeitando a lei de nossa mãe natureza consumindo produto época respeitando a sazonalidade.

Para maiores leituras e reflexões


e uma nova e interessante publicação:



Nenhum comentário:

Postar um comentário