quarta-feira, 3 de março de 2010

Gestão de Coffee Break - Encantando Clientes Aumentando Lucros (Parte I)

Na semana passada fui convidado a ministrar uma palestra sobre Coffee Break aos hoteleiros de Curitiba, a convite de meus amigos Pedro e Robinson da Rycco e Costa Franco respectivamente.

Aceitei de imediato e fui em busca de material de suporte para montar tal apresentação e nesse momento me deparei que não há literatura ou algum canal que fale do assunto. Então, tirei o pó do "penso" e criei um material para a palestra com ajuda de alguns amigos que cederam imagens.

No momento que começei a desenvolver o assunto descobri que dá pano para manga, então vou postar o tema em três etapas.
O conceito de coffee break vem expressado em sua própria terminologia, uma parada para o café. O fato é que os clientes diretos não são necessariamente os consumidores finais e sim empresas que querem fornecer essa alimentação a seus convidados, alunos ou até mesmo clientes.

Essas empresas tem várias expectativas em torno desse serviço cito alguns:

- Alimentar
- Vender a imagem do produto ou serviço
- Experiência ou sensação ao cliente

- Networking

Cabe ao setor de A&B fornecer e atender esses objetivos, eis que questiono o que vemos geralmente nesses serviços?



Essas apresentações são para superar a expectativa e encantar o cliente? Mais me parece um amontoado de garrafas têrmicas com etiquetas escritas a mão e um verdadeiro festival de pães e bolos jogados.
Portatno para alinharmos a necessidade dos clientes sugiro em um coffee break pensar em três pilares:

Cardápio

Apresentação

Operação

No cardápio temos que pensar em servir alimentos que atendam as atuais necessidade dos consumidores, lembrem-se o cliente de coffee break geralmente tem 15 minutos para comer, banheiro e telefone, isso obriga os estabelecimento colocar algo fácil de ser consumido mas por favor isso não quer dizer de baixa qualidade e péssima apresentação.

Por que não compor o cardápio com alimentos saudáveis já que é uma tendências de consumo da população.


Observem com as pequenas tartelletas são muito bem apresentavéis  e se quiser um diferencial use farinha integral, outra sugestão é usar produtos diet e light destaco o mantovani light com massa folhada falsa e creme patisseriè light.




Gastronomia não basta fazer tem que contar história. Explorarem as propriedades naturais das frutas e vegetais e com dica coloquem pequenos textos, infelizmente a jarra jogou contra na idéia acima.

E por que não tematizar de acordo com festividades já imaginaram um coffee junino, coffee carnavalesco ou até mesmo um coffe de pascoa?



Quem disse que só de bolo mal cortado vive coffee break? Porque não exploara a tendência de cozinha mínima nesse serviço também?




Continua...

3 comentários:

  1. Adorei o assunto abordado...depois da uma olhadinha nas fotos dos coffees que fiz por aqui...no site do flickr.
    www.flickr.com/photos/bouquetgarni

    ResponderExcluir
  2. PARABENS EU NUNCA VI UMA MESA TAO LINDA COMO A DE VCS ,,EU ADOREI PENA QUE ONDE MORO Ñ TEMOS LOUÇAS COMO AS SUAS ,MAS ESTA MESA E DIVINA ...OBRIGADA

    ResponderExcluir
  3. O melhor coffee break de Balneário Camboriú, Itajaí e região é na http://www.camboriucoffeebreaks.com.br. Ou ligue (47) 3367-6215 | 99616-5771

    ResponderExcluir