quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Satisfação do cliente



Diante dessa foto o que o garçom deve fazer?!!

Essa cena é muito comum nos diversos restaurantes e bares o cliente não reclama mas deixa sinais de sua insatisfação, cabe aos profissionais estarem atentos e questionarem sobre a qualidade do alimento.

Mas, será que nossos profissionais estão capacitados e possuem essa percepção?!

Aconselho sempre os amigos que esses assuntos tem que serem abordados diariamente e trabalhados com a equipe e o gestor JAMAIS pode dizer estou cansado de falar, na verdade canse a sua equipe de escutar:

- O óbvio tem que ser dito todos os dias. Rogério Panitz

Então não economizem pequena reuniões e encontros com a equipe, gosto de uma metodologia que aprendi no Senac de Campos do Jordão no inicio de minha carreira. Todos os dias antes da abrir o restaurante faziamos a abertura de cardápio para falar sobre o menu e pegar um assunto e levar a equipe para causar reflexão e mostrar a importancia do bom atendimento e o que devomos observar. Se fala muito de treinamento mas o acompanhamento junto da equipe no dia-dia tão ou mais importante que ciclos de capacitações.

A FGV certa vez apontou uma pesquisa assustadora:

- 90% do clientes insatisfeitos nunca reclamam
- 96% desses clientes deixam de frequentar o restaurante
- 65% das vendas não realizadas é por indiferença e mau atendimento do garçom

Então ensinem e estimulem a sua equipe a ler sinais e estarem sempre atentos para não verem cenas como essa:

2 comentários:

  1. Bom dia,
    Em relação à pesquisa da FGV, noto que a grande parte dos profissionais ditos "garçons", tem como meta para ser um bom profissional, o equilíbrio Maximo da bandeja.
    Pois se bom garçom fosse aquele que melhor empilha pratos, o circo estaria cheio deles.
    Por este motivo, sempre que tenho a oportunidade, gosto de parabenizar o autor do blog (Anderson Cesar de oliveira) pelo excelente trabalho no instituto D.Bosco em Campos do Jordão, que fomentava em jovens da comunidade local, a importância do serviço de garçom, além de treiná-los e prepará-los para trabalharem com os mais exigentes públicos. Tem orgulho de ter participado como voluntario nesse trabalho excepcional.
    ass: Felipe Rodrigues L.L Dias

    ResponderExcluir
  2. Top 10 casino games with Bitcoin on JCM Hub
    Find the Best Casino 수원 출장안마 Games and Betting Sites Online for real 수원 출장안마 money that the gambling 진주 출장마사지 site 광양 출장마사지 offers with BTC, 이천 출장샵 Ethereum, and CNYX is worth up to $1,200.

    ResponderExcluir